sexta-feira, 27 de maio de 2011

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Assunto: PMESP - Revista Você RH

A PM de São Paulo está entre os maiores empregadores do país
A PM de São Paulo está entre os maiores empregadores do país

Comando militar


Os 100 000 homens e mulheres da Polícia Militar do Estado de São Paulo seguem as ordens e os processos com uma disciplina de causar inveja às empresas. Agora, eles aprendem a se aproximar da sociedade

Por Tatiana Sendin    Foto de Omar Paixão


Quando um policial militar perde a motivação, ele é identificado pelos companheiros por ter o "olho de vidro" — aquele olhar embaçado, que nada vê. Quando isso acontece, a qualquer momento ele pode confundir um motoqueiro com um assaltante e matar um inocente.


Hoje, de 2 000 a 2 500 policiais deixam o trabalho por ano; alguns se aposentam, outros morrem e uns 500 são expulsos por mau comportamento. É pouco perto dos 100 000 homens e mulheres que trabalham na Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas é demais para o tipo de polícia que o coronel Alvaro Batista Camilo, o comandante-geral da PM de São Paulo, quer. Ele persegue o conceito da polícia comunitária, que age próxima à sociedade, estabelece confiança com o cidadão, ouve suas queixas e trabalha para prevenir as ocorrências. Para colocar esse conceito em prática, ele precisa de soldados e oficiais educados, treinados, confiantes no seu julgamento e preparados para lidar com a sociedade. Ele precisa de policiais humanos — não apenas que sigam ordens.


A PM de São Paulo tem uma administração que muitas organizações invejariam. Desde 1996, os comandantes adotaram uma gestão por qualidade, mapearam processos e definiram metas. Hoje, existem 1 500 procedimentos administrativos e 200 operacionais, incluindo instruções de como o policial deve abordar um suspeito na rua: analise o local, estude o sujeito, peça reforço se necessário, aguarde o reforço. Com tanto formalismo, a ordem sai do comando-geral e chega até a ponta facilmente. "Se mando uma viatura parar na esquina, uma viatura estaciona ali em poucos minutos", afirma o coronel Camilo, de sua sala no quartel-general da PM, na Avenida Tiradentes, na capital paulista. Em compensação, se ele disser que existem 100 bolsas de estudos para uma universidade, a informação morre ali.


Desde que assumiu o cargo, em 2009, o coronel Camilo tem aumentado as universidades com as quais a PM tem parceria. Conseguiu, por exemplo, que o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) ofereça bolsas integrais para os policiais e está tentando descontos em escolas de inglês. Quanto mais o policial estudar, melhor indivíduo ele será, e conviverá melhor com a família, com o cidadão e com o trabalho.


No ano passado, cerca de 98 000 pessoas se inscreveram para entrar na instituição, mas apenas 10% passaram para as últimas fases de seleção. Depois do teste de conhecimentos gerais, os aprovados enfrentam mais três provas — a de aptidão física elimina mais da metade dos finalistas. Por último, uma investigação social, na qual é avaliado o comportamento do candidato em relação aos vizinhos, nas redes sociais e até mesmo com os gastos financeiros, tudo com o objetivo de garantir que só os melhores entrem na corporação.
Para formar seu pessoal, a Polícia Militar de São Paulo conta com seis escolas, sendo cinco reconhecidas pelo Ministério da Educação como curso superior: a de soldados, a de sargentos, a de bombeiros, a de educação física e a de oficiais (a do Barro Branco). A sexta escola, de mestrado e doutorado, que forma os aspirantes a cargos de major e coronel, ainda não tem o selo da Capes (órgão que regula os cursos de mestrado e doutorado), mas o coronel Camilo está atrás disso.



Além da possibilidade de frequentar universidades, os policiais recebem cinco treinamentos durante o ano. Um deles acontece de manhã, antes de os soldados saírem às ruas. O superior os reúne numa sala para discutir, em grupo, o tema da vez, que pode ser desde a revisão do processo de abordagem até uma nova modalidade de crime. Além disso, eles têm uma semana inteira de palestras, durante as quais reveem as normas e ouvem sobre qualidade de vida, gestão financeira, motivação e cuidados com a saúde. E podem ainda escolher entre outros 200 cursos, realizados durante o horário de trabalho, de graça. Na educação dos homens e mulheres da PM entra até aula de ioga e cultos religiosos. "Um policial lida com as piores coisas da vida. Por isso, ele precisa desses apoios para se manter no caminho", diz o comandante.



Mas nada disso garante a motivação de um funcionário. Para combater o tal olho de vidro e manter a motivação, o coronel investe no reconhecimento. Desde que ele assumiu o comando, os soldados passaram a receber as láureas (medalhas de premiação) em praça pública. A cada 15 dias, um grupo é convidado para participar do Café da Manhã com o Comandante. No dia do aniversário, os soldados recebem um e-mail com os parabéns; os oficiais recebem uma ligação do chefe. Aliás, todos os PMs que trabalharam na virada de 2010-2011 se surpreenderam ao ouvir a voz do comandante nos rádios das viaturas, desejando um bom trabalho e bom ano a todos.



O coronel incentivou que os policiais (incluindo os veteranos e pensionistas) cadastrassem um e-mail para receber suas mensagens. E a PM ganhou perfil no Twitter, no Facebook e até um blog do comandante. O coronel Camilo é informatizado. Além de iPad, iPod, celular e notebook, ele tem na sala um monitor, uma grande TV de LCD, que serve como extensor do monitor, e um aparelho de videoconferência conectado ao gabinete do secretário de Segurança. O gosto por tecnologia o incentivou a comprar notebooks para os comandantes e planejar a instalação de totens para os soldados. "Oitenta por cento da nossa força fica na rua e não tem acesso a PC. Por isso, queremos fazer uma inclusão digital aqui dentro."



Para combater a exclusão, ele criou um conselho de veteranos, para que os policiais aposentados repassem seu conhecimento aos que estão na ativa. O próximo passo, ele diz, é conseguir que os cursos e treinamentos extras realizados pelos policiais sirvam como pontos nos concursos públicos e promoções — é o começo de uma cultura de meritocracia. A estratégia, pelo menos segundo os registros da PM, parece estar dando certo. Nos últimos dez anos, a Polícia Militar de São Paulo reduziu a criminalidade do estado em 70%. Em 2010, realizou 11 milhões de revistas pessoais (ante 9,8 milhões em 2008). A cada 1 000 revistas, conseguiu prender dez criminosos (em 2008, foram oito), recuperar seis veículos roubados, aprender duas armas de fogo e quatro quilos de drogas. Pelos comentários, diz o coronel, os soldados também têm gostado da nova gestão de pessoas. Só falta convencê-los a se candidatarem às bolsas nas faculdades com a mesma prontidão com que saem para uma blitz arriscada nas ruas.



A PM de São Paulo em números:

A Corporação está entre os maiores empregadores do país

100 000 funcionários
Mais de 43 000 veteranos
39 000 pensionistas
7 800 000 000 de reais é o orçamento de 2011
260 câmeras na cidade de São Paulo
28 aeronaves
16 000 viaturas
450 cavalos
430 cães
30 000 ligações por dias no 190
120 batalhões
60 coronéis, 3 são mulheres
452 embarcações
2 navios de combate


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nota de Esclarecimento sobre a atuação da PM no Presídio da captial


Em esclarecimento aos procedimentos adotados pela Companhia Independente de Gerenciamento e Operações Especiais da PMMS (Cigcoe) em revista no Presídio de Segurança Máxima da Capital ontem (24), o Comandante-Geral, Coronel PM Carlos Alberto David dos Santos informa o seguinte:

1. As operações da CIGCOE, realizadas dentro dos estabelecimentos prisionais de Mato Grosso do Sul seguem rígidas normas técnicas e doutrinárias, sendo produto de estudos e treinamentos exaustivos, visando uma atuação firme, eficaz, que não deixe margens à questão da segurança de nenhum componente da equipe ou dos outros presentes. Assim as condutas às quais os presos são submetidos, em qualquer estabelecimento prisional, da capital ou do interior, são uniformes, sendo utilizadas para todos;

2. Como procedimento de segurança quando os presos são retirados da cela, todos saem com uma das mãos no ombro de seu companheiro de cela, isto uniformiza o deslocamento e melhora o controle dos policiais sobre os internos, evitando qualquer ação individual, sendo que dentre estes internos, o primeiro vai com a mão no escudo policial, e o policial que empunha o escudo vai à frente da fila, determinando qual a velocidade de deslocamento adequada para os internos, tendo controle sobre os mesmos, por exemplo, para parar o deslocamento no caso de algum problema no local de contenção, ou por determinação de quem está no controle da operação;

 3. Quanto à utilização de armas de choque por parte da Polícia Militar, esclarecemos que a PMMS utiliza-se de equipamento não letal denominado: pistola Taser, que, segundo a doutrina de uso progressivo da força, está após a ação física manual (artes marciais e mobilizações) e antes do uso de tonfas e cassetetes, bem como do uso de tiros de borracha (elastômero), ou de cães policiais, seguramente mais lesivos e que deixam sequelas físicas muito piores.

4. Importante esclarecer que a ação da Polícia Militar, neste caso, e em todos os outros desta natureza, foi dentro da legalidade e de padrões técnicos de segurança, respeitando normas nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos.

Lamentamos que a primeira notícia veiculada sobre este assunto não tenha ouvido a Polícia Militar, instituição que se pauta por regras e normas de proteção aos integrantes da sociedade, fazendo juízo de valores a partir apenas da versão apresentada por presidiários.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Se Bin Laden estivesse escondido no Brasil


1.    Os advogados dele teriam que estar presentes na hora da prisão para garantir seus direitos;
2.    Todas as escutas seriam consideradas ilegais por não terem autorização de um juiz;
3.    Os policias e militares seriam acusados de abuso de poder;
4.    Em três dias teria um Habeas Corpus decretado por irregularidade nas investigações;
5.    Por ser réu primário, não possuir outra condenação, ter nível superior e endereço fixo, seria logo posto em liberdade;
6.    Por possuir livre direito de ir e vir seria liberado para visitas à Meca;
7.    Pelo direito de ampla defesa alocaria milhares de testemunhas a seu favor;
8.    O processo levaria uma década com ele em liberdade provisória;
9.    Condenado a pena máxima de 35 anos, cumpriria 1/6 como manda a lei;
10. Durante o cumprimento da pena de cerca de cinco anos, poderia receber visitas das suas cinco esposas e seria liberado para sair nos feriados, inclusive no Natal (!);
11. Depois de alguns meses preso, um Juiz decretaria que a prisão dele é ilegal por não constar Terrorismo no nosso Código Penal;
12. E por último, para não manchar a imagem do Brasil junto ao mundo, ele sofreria a terrível punição de doar 10 cestas básicas para as Obras Assistenciais de Irmã Dulce.
 
Pronto: Justiça feita como mandam nossas leis!

Novo dicionário Aurélio

Diabetes..................... Dançarinas do diabo

Abismado................... Aquele que caiu num abismo

Pressupor.................. Colocar preço em algo

Missão....................... Missa prolongada

Padrão....................... Padre muito alto

Estouro...................... Touro que virou boi

Democracia............... Sistema de governo do inferno

Barracão................... Proibe a entrada de cachorros

Homossexual........... Sabão para lavar as partes íntimas

Ministério................. Pequeno aparelho de som

Edifício..................... Antônimo de 'é fácil'

Detergente............... Ato de prender humanos

Armarinho................ Vento que vem do mar

Eficiência.. ............... Estudo das propriedades do 'F'

Conversão................ Papo prolongado

Barganhar................ Receber de herança um bar

Fluxograma............. Direção em que cresce o capim

Halogênio................ Cumprimento a um gênio

Expedidor................ Antigo mendigo

Luz solar................. Sapato com luz na sola

Cleptomaníaco....... Fã de Eric Clapton

Tripulante.............. Especialista em salto triplo

Aspirado................ Carta de baralho maluca

Coitado................. Vítima de coito

Cerveja................. O sonho de toda revista

Regime militar..... Dieta feita no exército

Bimestre.............. Mestre em duas artes marciais

Caçador............... Quem procura ter dor

Volátil................... Avisa ao tio que vai lá

Assaltante............ Um 'A' que salta

Determine............ Prender a namorada do Mickey

Pornográfico........ O mesmo que por no desenho

Coordenada......... Que não tem cor

Presidiário........... Que é preso todos os dias

Ratificar.............. Tornar-se um rato

Suburbanos........ Habitantes de túneis do metrô

Violentamente... Viu bem devagar

"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza". Rabindranat Tagore


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como entender as mulheres


Best Seller!
Lançamento do primeiro volume do livro:  Como Entender As Mulheres - 
Vol. 1
Muito bom! Pratico e resumido.

-- 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como dar banho no seu gatinho



Dê banho no bichano pulguento da sua irmã e lave o vaso sanitário ao mesmo tempo em 2 minutos. 

Siga essas instruções: 

1. Abra as duas tampas do vaso e coloque duas colheres de sopa de xampu para animais. 

2. Pegue o gato e acalme-o enquanto você o carrega para o banheiro. 

3. Surpreenda o gato com um movimento rápido, e coloque-o no vaso e feche ambas as tampas. É possível que você tenha que sentar no vaso para que o gato não o abra.

4. O gato vai se agitar e fazer muitas ondas. Não se importe com o barulho que vem do vaso, porque o gato na verdade está gostando do que está acontecendo. 

5. Puxe a descarga umas três ou quatro vezes. Isso faz com que haja uma lavação completa, seguida do enxagüe necessário. 

6. Peça para que alguém abra a porta da casa. Também não deixe ninguém entre o banheiro e a porta aberta. 

7. Coloque-se atrás do vaso o máximo possível, e rapidamente abra as duas tampas do vaso. 
8. O gato irá sair correndo do vaso, voará pelo banheiro até chegar fora da casa, onde ele se secará naturalmente. 

9. Tanto o vaso sanitário como o gato estarão limpinhos e cheirosos. Veja as fotos: 

Foto do vaso limpinho. 


Foto do gato limpinho. 



Foto do cachorro que teve essa idéia genial.

Visitando o filho na prisão


Aquário do Pantanal

capa_089 b.jpg

segunda-feira, 23 de maio de 2011


Quando vc era bem pequeno
...eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...
 

cid:3BF4ABC9C6234757BB79FDB8881AD2CC@CHUNGPC
... ensinando você a se vestir, amarrar os cadaos dos sapatos, fechar os botões da camisa..

cid:FCE7297B2ED240B78CA54E02FF2891A8@CHUNGPC 
Limpando-o quando você sujava suas fraldas lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...

  cid:5D97E01C79D64ACEA2818601E18E68F8@CHUNGPC 
...lhe ensinando valores humanos...
 
cid:47E8416C5E7E49A19B7DE494D9BBF73D@CHUNGPC


Por isso...
  cid:360D75CA7CB1428FA753A7F3C1C0C991@CHUNGPC   
...quando eles ficarem velhos um dia...e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar...não é?)
  cid:A2695DA1050F4AFAA41B1A036049EB18@CHUNGPC 
...quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...

cid:2AEE9B344B9649C98BBDC7C13CC83804@CHUNGPC 

...não se chateie com eles...
  cid:02D02D429F2B4C14B741BF7E9CFF2B3F@CHUNGPC 
...quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...
cid:2E76654353FE4F8EA9AA5B77F01400ED@CHUNGPC
...quando eles começarem a se sujar nas refeições...

cid:8AB80FFA70574199B3B5193B7A94FC3F@CHUNGPC 

...quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...

cid:5F0293ABEBA34E9193503C2A4C861421@CHUNGPC 

...por favor, não os apresse...porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo... 
cid:8BF7D5FCFA6D46468F41E8F4A9428B15@CHUNGPC
...basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição...

  cid:E35EF9AB0A2342B6BC68CA2082C9769C@CHUNGPC

...para que os corações deles fiquem aquecidos...

cid:BA150EF045EE446F9B49CAB185F118C2@CHUNGPC 

...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito...

cid:A74A1CCFA1DC4F6D9C77CA7B10F5B8E9@CHUNGPC 

...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...

cid:FE257A13D640495E94BCFD1B1EEE0C05@CHUNGPC 

fique perto dêles...assim como...
cid:D76545AD356A41CABC2D3219877F88C5@CHUNGPC 
...eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... torcendo por você... 
  
e vivendo "POR VOCÊ"
cid:D579D98F65C940A9AFDEBD6F8DF93482@CHUNGPC 

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"
(Max Gehringer)

Nota de falecimento


A Polícia Militar comunica, com pesar, o falecimento da Sra. MARIA DA CONCEIÇÃO MAIA DA CRUZ,  genitora do Cel PM Luiz Ubiratan Maia da Cruz, Comandante do Polociamento Metropolitano, orrido hoje (20/05)  na Santa Casa de Campo Grande.

O corpo está sendo velado na capela próxima ao Comper da Rua 13 de Maio e o sepultamento acontecerá amanhã (21/05) às 10h, no cemitério na saída para Sidrolândia.
Assessoria de Comunicação Social